Rotina dos Alunos

O dia a dia das crianças no Cordeirinho

Aqui estão as principais atividades que são realizadas todos os dias, formando assima rotina dos alunos dentro da escola. São elas:

Roda da Conversa

A roda de conversa é denominação dada ao momento diário em que as crianças têm a oportunidade de conversar em grupo, de modo organizado, trocando experiências, contando novidades, falando, perguntando, respondendo, expondo idéias, dúvidas, descobertas e inquietações, é um espaço privilegiado de diálogo e intercâmbio de idéias, que promove a ampliação das capacidades comunicativas, aumento do vocabulário e, principalmente, ensina as crianças a valorizar o grupo como instância de troca e aprendizagem. Além disso durante a roda a professora também traz elementos importantíssimos para o enriquecimento do cotidiano das crianças, tais como: obras de arte, produções das crianças, pesquisas solicitadas como tarefas de casa.

Cantos (cantos da sala) 

Na proposta de cantos diversificados a criança tem a oportunidade de escolher, no primeiro momento do dia, o que vai fazer bem como com quem vai trabalhar e brincar, transitando entre várias opções nos diferentes cantos disponibilizados em sua sala. A apropriação das crianças e os significados que elas atribuirão a essas experiências é o ponto de observação do professor que exerce o papel fundamental de parceiro mais experiente que incentiva e alimenta as idéias infantis, criando desafios e promovendo contextos para novas aprendizagens. Desse modo, o trabalho de cantos é uma alternativa ao modelo pedagógico centralizado na figura do professor. Permite ao professor conhecer gostos e preferências em um grupo de crianças e, às crianças, permite conhecer melhor seus parceiros, tomar decisões, desenvolver suas idéias e iniciativas pessoais com mais autonomia.

Artes

O trabalho com arte  contempla a multiplicidade cultural existente neste campo. Desta forma, as crianças entram em contato com diferentes tipos de materiais, papéis de vários tamanhos e texturas. Além do trabalho com a manipulação de diferentes materiais, as crianças têm contato com diversos trabalhos de arte aprendendo assim a respeitar e valorizar a arte como um patrimônio construído pelo homem.

Movimento

O movimento corporal é uma importante dimensão do desenvolvimento humano e nas crianças ele está intrinsecamente ligado ao desenvolvimento da inteligência. A exploração do ambiente e do espaço por meio do movimento é estimulada em atividades fora da sala de aula e sempre de forma lúdica. São jogos, circuitos, danças, brincadeiras, iniciação de práticas esportivas. As propostas são ricas e desafiadoras e possibilitam o aprimoramento do movimento e a ampliação do conhecimento acerca de si e do outro.

Música

Pesquisas recentes confirmam que de 0  aos seis anos é a hora certa de encher esses ouvidos de harmonia. Não que depois não seja bom (música sempre é bom, concorda?), mas as crianças depois dos dez anos não estarão tão receptivos e preparados para a linguagem musical.

A música ajuda a afinar a sensibilidade das crianças, aumenta a capacidade de concentração, desenvolve o raciocínio lógico-matemático e a memória, além de ser um forte desencadeador de emoções. Os benefícios de uma boa Iniciação Musical se estenderão para todas as áreas da aprendizagem. Se a criança está cantando, tocando ou ouvindo uma melodia, está aprendendo muitas outras coisas, como ritmo, afinação ou a questão dos intervalos.
  
Voltar para o Topo