Orientações Alimentação

Nas diversas reuniões de pais que aconteceram nos últimos anos, recebemos várias sugestões de realizar um cardápio único de lanche às crianças da escola. Verificando que muitas crianças traziam muitas guloseimas e alimentos não recomendados à faixa etária, neste ano numa ação integrada entre professores e a Nutricionista da escola, buscamos ações para estimular os bons hábitos alimentares dentro da escola. Como a escola é um espaço privilegiado para a promoção da saúde e desempenha papel fundamental na formação de valores, hábitos e, entre eles os ligados à alimentação a escola busca trabalhar em três pontos fundamentais:

  • Ações de estímulo à adoção de hábitos alimentares saudáveis, por meio de atividades educativas que informem e motivem escolhas individuais.
  • Ações de apoio à adoção de práticas saudáveis por meio de uma alimentação nutritiva e equilibrada no ambiente escolar.
  • Ações de proteção à alimentação saudável, por meio de medidas que evitem a exposição da comunidade escolar a práticas alimentares inadequadas.
A infância é a fase da vida mais propícia para a aprendizagem de bons hábitos, não apenas alimentares, que exigem muito investimento e dedicação dos adultos que estão ensinando a criança. A formação de hábitos decorre da observação, da convivência, da persistência. Por isso, quanto mais repetido for mais apropriado será. Quando dizemos que estamos habituados a fazer alguma coisa ou a vivenciar determinada situação isso quer dizer que temos certa facilidade em sua realização.

As crianças passam grande parte do tempo na escola. Por essa razão, compete às pessoas envolvidas em sua educação estimular a construção de hábitos saudáveis. Para isso, é preciso considerar as refeições como um momento educativo privilegiado para o desenvolvimento da autonomia, para estimular a experimentação, desenvolver um comportamento adequado à mesa e despertar o interesse por uma alimentação saudável nas crianças, bem como mostrar aos familiares como a escola procede em relação a essa questão, uma vez que há uma interligação escola-criança- família. A ideia é que se chegue a um conceito bem mais ampliado de saúde, que começa pela alimentação.

Assim, neste ano, a nutricionista da escola elaborou um cardápio que atende as necessidades nutricionais dos alunos. Este cardápio deve ser seguido por todos os alunos. Caso a criança tenha alergia, os itens  deverão ser substituído pelos pais ou pela pediatra da criança por algo similar. Pedimos que os pais tentem e incentivem seus filhos, pois a formação de bons hábitos requer dos adultos persistência e paciência. Pedimos também, que não enviem guloseimas, refrigerantes,  bolos e biscoitos recheados em substituição aos itens do cardápio (observar as orientações para troca em caso de necessidade). Estamos em processo educativo com todos os alunos, e trazer estes itens, estimula as demais crianças a solicitarem aos pais que tragam também. Todos por uma alimentação mais saudável!!!!!


PORÇÕES - ORIENTAÇÕES PARA LANCHE

Pedimos que observem as opções (abaixo) caso a criança não aceite o cardápio do dia ou o mesmo não tenha em casa.  


Opções de troca (utilizar caso a criança não aceite a alimentação sugerida ou em caso de falta no mercado ou em casa).
Opção do cardápio
Substituir por um dos itens:
achocolatado
Suco de soja
Iogurte
leite com chocolate feito em casa
Iogurte
Petit suisse(danoninho),
Iogurte de garrafinha
Iogurte copo
Pão de queijo
Pão de forma com queijo ou requeijão
Bisnaguinha com queijo ou requeijão
Sucos de caixinha
Suco natural, qualquer sabor feito em casa
Biscoito de maisena, sequilhos, biscoito de leite ou mel e aveia
Qualquer biscoito doce sem recheio.

Porções para Suco de Frutas Natural
Fruta
Porção
Laranja
2 unidades
Limão
1 unidade
Maracujá
1 unidade
Abacaxi
1 fatia
Manga
½ unidade
OBS: As frutas para o lanche deverão ser enviadas de casa lavadas, descascadas e picadas com exceção da maçã, banana e da pera que poderão ser enviadas inteiras.

Pães
Pães
Porção
Pão de Forma
1 fatia
Pão de Milho
1 fatia
Pão de Queijo
4 unidades
Pão de Mel sem recheio e sem cobertura
4 unidades
Bisnaguinha
1 unidade

Biscoitos
Biscoitos
Porção
Aveia e mel
5 unidades
Maisena
5 unidades
Leite
5 unidades
Sequilhos
8 unidades
Maçã e canela
5 unidades
Leite e Mel
5 unidades
Polvilho
8 unidades
Cream Cracker
5 unidades


SERVIÇO DE LANCHES DO CORDEIRINHO

Oferecemos também o lanche da manhã e da tarde às crianças cujos pais optarem pelo serviço, que é cobrado à parte. Este lanche será elaborado conforme orientação da nutricionista e preparado de modo a oferecer um cardápio equilibrado e saudável, com a quantidade de nutrientes necessários às crianças do berçário ao pré.

Importante:

  • O valor do lanche é mensal.
  • No berçário o valor é único e inclui todas as frutas e sucos oferecidos.
  • Não haverá a opção de lanches ocasionais.
  • No caso de intolerância à lactose (maternal ao pré) ou qualquer outro item, os pais devem enviar receita médica à nutricionista para a substituição (lactose, glúten...).
  • Os alunos do berçário ao maternal que tomam mamadeira deverão continuar a mandar normalmente (caso a criança tome na escola)
  • Nos meses de férias os pais ficam isentos do pagamento do lanche, exceto se os filhos cursarem o mesmo.

Orientações importantes aos pais que não optarem ao serviço nutricional de lanche:

  • Seguir o cardápio fornecido pela escola e usar as orientações de substituição se necessário
  • Não trazer guloseimas (bombons, balas, salgadinhos, biscoitos ou bolos recheados)
  • Os sucos naturais continuarão sendo feitos na escola, todavia, pedimos que se atentem a fruta do suco natural do dia, pois se vier frutas diferentes das solicitadas o suco não será feito.
  • Ofereceremos as frutas já cortadas e picadas aos alunos que optaram pelo serviço, assim a fruta do seu filho também deverá vir picada e descascada de casa (exceto banana, pêra e maçã) As demais como mamão, melão, uva, melancia, laranja.... devem estar descascadas e picadas.
  • O cardápio de lanches será mensal, desta forma, enviaremos para casa, via agenda, com alguns dias de antecedência.

Os pais que não quiserem o lanche (contratado pela escola) terão que seguir o cardápio (Mensal) da escola para que todos (independentemente da adesão ao serviço oferecido pela escola) se alimentem de forma saudável.

Nenhum comentário

Voltar para o Topo