História


Cordeirinho é um sonho que se tornou realidade. As irmãs Ana Lúcia Cordeiro e Vera Cristina Cordeiro após experiências anteriores em escolas de educação Infantil,  sonharam e fundaram O Instituto Infantil Cordeirinho.

As duas nasceram e cresceram na Zona Norte de São Paulo, onde hoje estão as duas unidades do Cordeirinho. A Escola foi fundada em 05 de janeiro de 1996 com sede no mesmo local da unidade 1, porém com espaços menores. Nessa época o Cordeirinho atendia cerca de 30 crianças da região com diferentes idades de 0 a 6 anos.

Em sua trajetória o Instituto Infantil Cordeirinho passou por algumas mudanças decisivas. Na época de sua inauguração até meados de 2003, a escola trabalhava com uma metodologia mais focada em um ensino tradicionalista, contudo seu grande diferencial em relação as escolas da região, segundo os pais dos alunos, era o amor e o carinho que davam às crianças.

Em 2004, pensando em proporcionar além de muito amor e carinho aos alunos, a escola revolucionou sua metodologia de ensino, buscando um lugar onde se privilegiasse o aprendizado como algo gostoso de ser adquirido no ambiente escolar, fazendo com que o mesmo se tornasse um espaço de cultura infantil. Para isso, deu vários cursos aos seus professores, reestruturou o modelo de sala de aula e abandonou  modelos tradicionais de ensino que continham carteiras enfileiradas nas salas, atividades de cópia ou desenhos prontos. No lugar, montou espaços aconchegantes rodeados de brinquedos estimulantes, obras de arte, horta, jardim, espaços com tapetes coloridos para as crianças sentarem e conversarem sobre projetos de trabalho e rotinas do dia, painéis de atividades e prateleiras com materiais e brinquedos disponíveis ao alcance dos alunos.

Para direcionar o trabalho, usou como base da construção de sua filosofia de ensino, os estudos sobre o construtivismo, os estudiosos interacionistas e as experiências das escolas italianas de Reggio Emília, escolas que hoje são referencias mundiais ao se falar em educação infantil. Toda parte pedagógica da escola foi revista, muitos profissionais foram contratados para somar aos que já estavam na escola (e ainda estão desde então), reformaram e aumentaram os espaços e hoje, podemos dizer, que o Cordeirinho é uma das poucas pré escolas construtivistas da Zona Norte de São Paulo.

No ano de 2010 mais um grande passo foi dado: a abertura da segunda unidade, a poucos quarteirões da primeira. Na segunda unidade funcionam salas de berçário e mini maternal  para crianças de até 2 anos, com capacidade para 34 crianças. Na Unidade 1 a escola atende crianças de 0 a 5 anos (berçário, mini maternal, maternal, jardim 1, jardim 2 e pré) e, atualmente, as duas unidades possuem juntas uma média de 190 crianças, em atendimento de meio período, integral ou intermediário.

Enfim, pense em um lugar acolhedor e afetivo. Em profissionais que acompanham passo a passo a evolução da criança, respeitando a individualidade, a necessidade e o limite de cada uma. Um espaço onde se adquire confiança e se desenvolve a auto-estima. Onde a criança não é mera espectadora, mas um ser ativo no processo de construção do conhecimento.

Esses são os princípios que, há 18 anos, norteiam a proposta de ensino do Instituto Infantil Cordeirinho. Nesse período de envolvimento com a educação, foram inúmeras as mudanças para ajustar a escola às tendências atuais e solidificar uma linha pedagógica eficiente. O resultado é um ensino moderno, voltado especialmente para Educação Infantil, que privilegia não apenas o conhecimento, mas a formação de valores.
Voltar para o Topo