Os Chapéus do Jardim 1A


Ler, contar e ouvir histórias são atividades que possibilitam as crianças a conhecerem diferentes formas de falar, pensar e agir.

Quanto mais cedo as histórias orais e escritas entrarem na vida da criança, maiores as chances de ela desenvolver o gosto pela leitura.

A criança lê do seu jeito muito antes da alfabetização, folheando os livros e olhando as figuras. Ainda que não decodifique palavras e frases escritas, a criança aprende observando o gesto de leitura dos professores, pais ou outras crianças. O processo de aprendizado começa com a percepção da existência de coisas que servem para serem lidas e de sinais gráficos.

A Educação Infantil em conjunto com as famílias, têm a responsabilidade de incentivar o acesso a Literatura nas suas mais variadas formas, uma vez que, estes momentos proporcionam aos pequenos fontes ricas de informações sobre as diversas formas culturais de lidar com as emoções e com as questões éticas, contribuindo para a construção da subjetividade e da sensibilidade da criança.

Diferentes habilidades são afloradas por meio da literatura, entre elas a linguagem, contribuindo para a ampliação do vocabulário e incentivando a criatividade e a vivência do mundo do faz de conta.
Consciente desta participação na vida do aluno, o Cordeirinho realiza durante todo o ano o acesso e incentivo a leitura, mas em abril em especial comemoramos o Mês Literário.

O Jardim 1 A explorou diversas histórias e a mais divertida foi com o livro:

“O chapéu maravilhoso de Mila”, onde usamos muita criatividade e imaginação para brincar com os Chapéus, fossem imaginários ou de verdade!


































































Nenhum comentário

Voltar para o Topo