Música no Minimaternal B


A Linguagem oral é um dos elementos mais importantes para as crianças ampliarem suas possibilidades de inserção e participação na sociedade. A comunicação da criança pequena acontece por meio de diversas linguagens e o brincar, o dançar, os gestos, os sinais e os balbucios fazem parte desse eixo de desenvolvimento. Através da linguagem as crianças se expressam e comunicam seus desejos, agrados, frustações e necessidades.

Portanto, desenvolver a linguagem torna-se primordial nessa faixa etária, e o trabalho com a música cria essas situações e possibilita o interesse em expressar-se, e integrá-las com a linguagem de maneira significativa e prazerosa, além de desenvolver e possibilitar o interesse por cantigas, ampliando assim o repertório musical.

Na sala do Minimaternal B no trabalho com a musicalidade, foi proposto diferentes brincadeiras e atividades para esse momento, como cantigas de roda, atividade onde as crianças conheceram alguns sons da natureza e de animais e depois os imitaram, além das aulas de música com a professora Melina que acontecem duas vezes na semana. Contudo, uma dessas atividades realizadas ganhou grande destaque, pois possibilitou a participação animada de toda a turminha, que foi o trabalho com a bandinha rítmica que propiciou aos pequenos produzirem sons e seguir ritmos musicais diferentes ao cantarolar suas cantigas preferidas.


























Nenhum comentário

Voltar para o Topo