O “Projeto Sensações” na sala do Minimaternal 2



Ao longo do projeto "Sensações" as crianças tiveram contato com diferentes, cores, formas, texturas e sabores.  Os estudos mostram que os adultos e crianças aprendem melhor quando as informações são processadas por mais de um dos sentidos ao mesmo tempo. Mesmo sem perceber, as lembranças mais fortes que temos da vida estão sempre associadas, além da visão, a algum aroma, sabor, som ou textura. Isso acontece porque quanto maior o contato dos sentidos com a situação, mais fácil nosso cérebro processa as informações relacionadas a ela e registra a experiência.


Durante nosso projeto, realizamos  diversas atividades destacando diferentes texturas, aromas e formas (farinha e fubá molhado e seco,  massa de macarrão cru e cozido, tintas caseiras feitas com frutas e chocolate, argila, massa de modelar caseira, pinturas em diferentes tipos de papéis, caixa surpresa com diferentes tipos de matérias, entre outras atividades...) além de atividades visuais com as fotos da família, que trouxe às crianças sensações e sentimentos  de alegria e de saudade.


Estímulos sensoriais apresentados às crianças desde cedo são como as ferramentas mentais que elas terão para usar no futuro.








































































Nenhum comentário

Voltar para o Topo