Projeto Profissões no Jardim 1A

Observando as brincadeiras do dia a dia das crianças, percebemos grande interesse pela vida do adulto, e as profissões aparecem com frequência em suas brincadeiras do faz de conta.


Enquanto as crianças brincam, elaboram e reelaboram situações colocando-se no lugar dos pais ou do professor. Em razão desse interesse, a turma do Jardim 1 A iniciou o projeto “AS PROFISSÕES”, com o objetivo de possibilitar e ampliar o conhecimento dos alunos sobre as diversas profissões e também colaboram para que todos desenvolvam atitudes de respeito e cooperação com as pessoas em suas diferentes funções.



Iniciamos o nosso projeto na roda da conversa, questionando as crianças sobre o tema e buscando o que já conhecem. As crianças citaram diversas profissões e registramos o nosso momento.



Através das profissões citadas, pesquisamos o trabalho do cozinheiro, responsável em fazer as deliciosas comidas, para trabalhar o tema fizemos uma atividade de culinária, mas desta vez, o objetivo foi ser um “COZINHEIRO (A)”.



A professora confeccionou o chapéu de cozinheiro e cada um veio de casa com um avental. Empolgadas e alegres, as crianças prepararam um delicioso mousse de limão e adoraram ser cozinheiros por um dia! Nossa atividade foi sensacional.



Outra atividade que se destacou pela turma foi a pesquisa da profissão da mamãe ou do papai. Fizemos apresentação em grupo durante a roda da conversa e os amiguinhos conheceram as profissões de cada um.



Dentre as profissões, a que mais se destacou foi o POLICIAL. Então um policial veio até a nossa escola conversar com as crianças e contar um pouco da sua profissão. As crianças amaram cada detalhe,  e foi uma das atividades que mais se destacou em nosso projeto!



Recebemos também o livro “ Quando eu crescer, o que é que vou ser”, trazido por um aluno da sala. O livro bem ilustrado enriqueceu nosso projeto através da leitura dele e após as crianças fizeram um lindo desenho com canetinha retratando o que gostariam de ser no futuro.



Para garantir a diversão  e o aprendizado da turminha a professora Gaby criou os cantinhos das profissões: cozinheiro, policial, veterinário, médico, engenheiro, administrador e cabelereiro. A atividade foi sensacional e as crianças amaram.



Para finalizar, no dia 29/10 o jardim 1 foi até o consultório Veterinário da Dra Andréia, Mãe do Felipe do jardim 1 para conhecer um pouco do trabalho dela. As crianças foram muito bem recebidas e viram alguns procedimentos realizados dentro da clinica veterinária. Nosso projeto foi Show!!!!






























































































































































Nenhum comentário

Voltar para o Topo