Hora do soninho!!! Berçário Unid 1



O sono é muito importante para o crescimento da criança. Isso, porque o corpo produz hormônios durante o sono e, entre eles, está o hormônio do crescimento (growth hormone), o GH.. Então, a antiga lenda que a criança cresce enquanto dorme já é um fato comprovado. Além disso, dormir é
fundamental para o desenvolvimento infantil. Ajuda no bem estar físico, no desenvolvimento intelectual e na formação do caráter da criança.

Um bom sono ajuda também no aprendizado. Nesse período, o cérebro tem uma função de memorizar, ou seja, de registrar as informações recebidas durante o dia.

Segundo o neuropedagogo Pierluigi Piazzi, temos no cérebro o sistema límbico, que funciona como memória a curto prazo, e o cortéx, onde são armazenadas as informações a longo prazo. Para o cérebro armazená-las no córtex, precisa configurar sinapses, ou seja, ligações neurológicas alterando a estrutura cerebral. É justamente durante o sono da criança que parte das informações armazenadas durante o dia na memória de curto prazo vão para o córtex.

O hábito do sono também é importante no desenvolvimento infantil, porque ajuda na aquisição da ordem, que é um dos pilares para a formação do caráter. Os hábitos bons, como são atos repetitivos, deixam “marcas” no cérebro que ajudam a desenvolver uma tendência natural e positiva de fazer o bem. Fica mais fácil para a criança que viveu uma rotina e constância no sono ter ordem em outros aspectos.


























Nenhum comentário

Voltar para o Topo