Releitura de Obra "Pulando Cela" no Jardim 1 A Tarde

A arte e seus elementos estão presentes no dia-a-dia das crianças de diversas formas, como por exemplo, nas cores e figuras de uma parede, em um quadro, nas ruas, em casa, nos brinquedos, etc.
A arte têm o poder de conduzir as crianças a conhecerem suas limitações, dificuldades e possibilidades de desenvolver, explorar e conhecer suas reais potencialidades.

Assim na educação Infantil do Cordeirinho dispomos meios organizados para, respeitando as características de todas as etapas do desenvolvimento infantil, chegar até a criança. Utilizamos muito as linguagens da arte no cotidiano da sala de aula utilizando o desenho, a pintura, a modelagem, a colagem, a construção, entre outras formas de desenvolver o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.


Para as crianças a arte precisa ser dinâmica assim, utilizamos  a Obra “Moleques pulando cela” (1957) do artista Cândido Portinari. As crianças adoraram a atividade. A professora mostrou como se brincava de pula cela e as crianças ficaram muito empolgadas, assim cada um do seu jeitinho aprendeu a “pular cela” e para finalizar a atividade, fizeram um registro da brincadeira retratada na obra de Portinari.

Cândido Portinari nasceu na cidade de Brodowski, no interior de São Paulo em 29 de dezembro de 1903. Ele pintava telas a óleo, mas por volta dos 30 anos, mudou completamente a estética de sua obra, valorizando mais as cores e a ideia das pinturas, pintando murais e afrescos, o que o tornou mais conhecido e famoso.
















Nenhum comentário

Voltar para o Topo