Explorando o alfabeto móvel - Pré B




Já na educação infantil acontecem os primeiros contatos das crianças com as letras. Com isso, a visualização das mesmas é de fundamental importância para que os pequenos sintam-se seguros ao reproduzi-las para o papel, afinal ainda não aprenderam como é a grafia correta das 26 letras do nosso alfabeto.

Ao imaginar uma palavra a ser escrita, as crianças conseguem montá-la, copiando o traçado correto das letras. O alfabeto afixado na sala é de grande importância no mundo da escrita, pois dá maior segurança para quem está aprendendo seus primeiros traçados. Se a criança não lembra pra que lado fica a perninha do “P”, basta consultá-lo que sua dúvida se esclarecerá.

A oportunidade de visualizar o alfabeto se constitui também em autonomia, pois a criança deixa de depender do professor ou dos colegas, conseguindo elucidar sozinha a sua imprecisão, tornando-se mais segura, sentindo-se capaz.

Porém, não basta que o alfabeto esteja afixado na parede, é preciso incentivar as crianças a usá-lo propondo atividades que despertem para a fixação dos símbolos das letras. Algumas atividades ajudam no processo de construção desse conhecimento, como a leitura de textos simples como parlendas e trava-línguas, etc.

Pensando em tudo isso, as crianças do Pré escreveram palavrinhas utilizando o alfabeto móvel e depois de escritas eles passaram para a folha. Com isso, as crianças ficam motivadas e não se sentem pressionadas pela obrigação de aprender a ler e escrever, mas o processo vai acontecendo de forma gradual, suave, sem impor regras e formas corretas a serem seguidas.
















Um comentário

  1. Filha e afilhado felizes e progredindo com vocês, meu coração enche de alegria... Ver hoje sua letrinha como está linda, como escreveu lindo! Ansiosa pela entrega do diário.

    ResponderExcluir

Voltar para o Topo