Projeto Lagartos no Jardim 2 B

O segundo projeto do jardim 2 B foi escolhido através de pesquisas que os alunos trouxeram sobre o que queriam aprender. Dentre todos os temas trazidos, o que mais chamou atenção e aguçou a curiosidade da turma foram “Os lagartos”.

Durante os estudos sobre os lagartos, descobrimos que os lagartos precisam aumentar a temperatura de seus corpos antes de começarem suas atividades diárias. Até que isso aconteça, eles são lentos e vulneráveis. A melhor maneira de ganhar calor e resolver esse empecilho é tomando um banho de sol, que pode ser um problema se forem avistados por predadores.

Um lagarto que consegue fugir facilmente dos predadores possui um apelido muito curioso : “lagarto Jesus”. Ele descansa em galhos ou arbustos próximos de pequenos lagos ou riachos, quando se sente ameaçado ao invés de fugir para a floresta como seria esperado de qualquer outro lagarto, ele pula e corre na superfície da água, ganhando segundos preciosos para escapar enquanto o predador tenta entender o que acabou de acontecer. Isso acontece por uma combinação de anatomia e velocidade.

Este lagarto possui patas traseiras com dedos longos, dotados de uma estrutura semelhante a uma franja, que se desdobra ao atingir a água e cria bolhas de ar que dão sustentação ao lagarto. Durante a corrida, seus pés se movem com força e rapidez tão grandes que eles nunca afundam mais do que alguns centímetros.

Um humano precisaria correr a 104 quilômetros por hora para conseguir essa façanha.

Diante da curiosidade desta espécie de lagarto as crianças fizeram uma linda colagem e desenho sobre este animal tão fascinante!

Professora Nathalye




















Nenhum comentário

Voltar para o Topo