Projeto “Animais do fundo do mar”, no Pré

O segundo projeto do Pré B/Manhã foi sobre os “Animais do fundo do mar”. Este projeto consistiu em mostrar as crianças toda a riqueza do fundo do mar, despertando a curiosidade sobre o assunto permitindo a construção de conceitos, através de explicações e demonstrações sobre o fundo do mar.

As crianças através deste projeto estão aprendendo que o homem e o meio ambiente precisam se harmonizar para que a vida no planeta não se acabe. Com o projeto, as crianças tiveram a oportunidade de conhecer diversas curiosidades de alguns dos animais que habitam o fundo do mar e os que eles mais gostaram foram: Peixe Baiacu, Cavalo-marinho, Arraia, Água-viva, Polvo e o Tubarão.

Seguem algumas curiosidades que descobrimos ao longo do projeto:


  • O peixe Baiacu, toda vez que se sente ameaçado ele incha como uma bexiga e seu veneno é capaz de matar um homem em poucos minutos. 
  • O Cavalo-marinho macho é que fica “grávido”, a fêmea bota os ovos e o macho guarda em uma bolsa na base de sua calda e os ovos ficam protegidos lá até os bebês nascerem.
  • Na ponta da cauda de várias espécies de Arraias, há um agulhão e nesse agulhão tem um espinho que guarda um veneno que provoca muita dor.
  • A Água-viva possuem tentáculos que quando toca uma criatura, células urticantes explodem e lançam ferrões farpados e veneno no corpo da vítima, algumas são tão fortes que podem até deixar a vítima muito doente.
  • Para esconder-se, o Polvo pode rapidamente mudar a cor de sua pele e textura para combinar com o ambiente. Ele pode também esguichar tinta escuta de seu corpo para que os predadores não consigam ver onde ele está.
  • O Tubarão troca de dentes várias vezes durante o ano e mesmo com todos esses dentes, o tubarão não mastiga sua comida, ele engole a presa inteira. Seus dentes são usados apenas para segurar a vítima.


















Nenhum comentário

Voltar para o Topo