Projeto "Criança no Trânsito", no Pré B



O primeiro projeto do Pré B manhã teve como tema “A Criança no Trânsito”. A educação no trânsito tem como objetivo formar o comportamento do cidadão enquanto usuário das vias públicas na condição de pedestre, condutor ou passageiros.

Ao menos duas vezes ao dia, as crianças são companheiras de viagem no veículo, uma vez que costumam ser transportadas nos trajetos casa-escola e escola-casa. Além disso, existem outras atividades na rotina dos pequenos, tais como: consultas ao  médico/dentista,  natação, compras, etc. (fora os passeios nos finais de semana e as viagens realizadas com a família).  Assim, torna-se importante conscientizar as crianças a pequenas a respeito das Leis de Trânsito. A escola tem papel fundamental na ação educativa para o trânsito e é o espaço determinante de formação de cidadãos conscientes e críticos.

Pensando nisso, a turma se divertiu muito simulando que estavam no trânsito. Utilizando caixas de papelão, tinta e papeis, as crianças confeccionaram os carros, o semáforo, a rua e as placas. Quando o sinal do semáforo ficava vermelho, as crianças que estavam com os carros, paravam para os pedestres atravessarem na faixa, algumas estacionaram os carros onde a placa permitia e tinha até um guarda aplicando multas nos carros distraídos que estacionavam em locais proibidos!

A turma amou a experiência! Puderam aprender mais sobre segurança no trânsito de uma forma muito divertida.

Nenhum comentário

Voltar para o Topo