Diga SIM ao café da manhã!

Se há na vida uma refeição boicotada diariamente por muitos, esta é o desjejum ou café da manhã! Na correria de todos os dias acabamos deixando para atrás nossa principal refeição... O tal desjejum!

Pense um pouco... Dormimos cerca de 8 horas diárias, alguns mais que isso outros bem menos, mas todos dormimos! Quando fazemos esta deliciosa tarefa que nos recompõe para um novo dia, nosso organismo continua funcionando, ou seja nossa respiração, circulação, batimentos cardíacos entre outras tarefas que nos mantem vivos. Tudo bem! Ele funciona de maneira menos frenética do que durante o dia, pois estamos em estado de repouso, mas mesmo assim continua funcionando. O organismo utiliza reservas de glicose e glicogênio que são o combustível da nossa máquina “o corpo” e nós precisamos repor este “açúcar” que está em baixas quantidades em até 1 hora após acordarmos.

A ausência do café da manhã pode estar intimamente ligada com a dificuldade em realizar tarefas de manhã, ou um baixo rendimento intelectual.

Mas o que um café da manhã perfeito deve conter?


Segundo a Nutricionista Dra. Sônia Tucunduva, um café da manhã completo deve oferecer: carboidratos, proteínas, gorduras, fibras, vitaminas e minerais. E para mostrar que falta de tempo não é desculpa ela preparou três opções de café da manhã no quadro abaixo:


Segundo ela ainda, estes hábitos alimentares são formados ainda durante a infância, por este motivo, devemos oferecer diversos alimentos para que os pequenos ampliem o paladar provando várias opções e evitando um problema de saúde pública! A obesidade!

De acordo com uma pesquisa feita em na escola de Saúde Pública de Harvard, crianças que tomam café da manhã, tem atitude mais positiva quanto a escola e tendem a ter maior atenção. Esta refeição pode auxiliar no raciocínio lógico e memória.

Então é isso! Vamos adequar nossos hábitos alimentares comendo sempre de 3 em 3 horas e nuca pulando refeições! Tendo atitudes simples que nosso corpo agradece!

Texto Elaborado por: KeitheAllans Coutinho – Nutricionista do Instituto Infantil Cordeirinho – Abril de 2015.

Nenhum comentário

Voltar para o Topo