O que é que tem na sopa do Neném – A importância do Jogo simbólico na Educação Infantil




O Jogo simbólico é o chamado faz de conta, tão presente na infância. Faz parte das diferentes linguagens da criança, sendo que a linguagem do jogo simbólico é um meio de expressão e compreensão do pensamento infantil.

Estudando diversos autores que abordam o tema, compreendemos e refletimos mais cuidadosa e detalhadamente sobre esta linguagem tão importante à constituição do pensamento humano e, em especial, à construção e ao desenvolvimento do pensamento infantil.

O jogo simbólico como linguagem humana vem sendo estudado há tempos por diversos especialistas nas áreas de pedagogia e psicologia e nós entendemos que ele é a relação entre jogo e símbolo.

O jogo simbólico permite o exercício de uma particular forma de pensamento que é a imaginação.

Wallon (1973) entre outros pesquisadores nos traz a perspectiva de que a possibilidade de simbolizar na infância permite à criança estabelecer relações com significado e desenvolver um pensamento investigativo correto no futuro. A perspectiva construtivista com base nos estudos de Jean Piaget (1978), percebe o jogo simbólico como a representação de um objeto ausente, a partir da comparação entre um elemento dado (real) e um imaginado ( imagem mental). No jogo simbólico ocorre o início da ficção, mostrando claramente o desenvolvimento da inteligência na criança. Nesse período ela se interessa pelas realidades simbolizadas, o que auxilia nas suas aprendizagens..

E o que quero mostrar com tudo isso: que a criança se diverte e aprende, e acima de tudo organiza seu pensamento!

Nesse dia, dispusemos pratinhos e talheres, e cantamos com elas a música “O que é que tem na sopa do nenem’’ – que atividade rica! As reações são das mais diversas....eles sorriem, batem palmas, cantam, entendem, e se expressam da mais linda forma!

Para os bebês é só mesmo brincadeira! Mas para nós professores, deve é visto como assunto sério. O faz de conta que acontece naturalmente entre os pequenos, é uma forma de aprendizado sobre si e sobre o mundo.

Essas brincadeiras tão gostosas, são respeitadas, observadas, registradas e até mesmo incentivada por parte da escola. E o Instituto Infantil Cordeirinho tem o brincar como atividade fundamental na infância! E nós como grupo, levamos isso muito a sério!

Professora Virginia (professora Berçário Unidade 2)

























Nenhum comentário

Voltar para o Topo