Releitura da Obra “Menina e Peixes” no Berçário Unid.2


Esta releitura foi um momento muito especial da nossa rotina!
Apresentar a eles a Obra e realizar esta atividade, demandou um certo tempo, afinal são bebês, é preciso respeitar sua individualidade e ir aos poucos, até alcançarmos o objetivo proposto! E qual o nosso objetivo? Que desde pequenos eles tenham contato com obras de artistas renomados, presentes em nossa Sociedade.

Nossa releitura, composta de algumas fases, se deu do seguinte modo: inicialmente nós conversamos sobre a Obra Menina e Peixes, apresentei a eles a obra, mostrei as figuras, as cores, e em seguida nossos pequenos manusearam a obra, visualizando a riqueza de detalhes.

Posteriormente, fomos todos juntos apreciar nosso cantinho, e lá nossos bebês encontraram recortes de fotografias de diversos bebês, pois na Obra a Menina é retratada de modo abstrato, então trouxe a eles fotos reais, de bebês e crianças em suas mais diversas atividades – eles amaram!

Depois, fixamos juntos a Obra Menina e Peixes em nosso Cantinho da Apreciação!
Mais uma vez, os pequenos foram convidados a apreciar nosso trabalho coletivo.

Então, em um outro momento, coloquei celofane azul e peixes coloridos próximo ao nosso Cantinho de Apreciação, fiz um ‘mar’ para mostrar onde vivem os peixinhos, e de modo individual os bebês manusearam os peixinhos do nosso mar. O mais interessante aqui, é que alguns bebês quando eu conversava com eles e perguntava: ‘onde está o peixe?’, eles olhavam para a Obra fixada em nosso cantinho - Quanto orgulho!

Por fim, confeccionei móbiles de dobradura de peixes, e por toda a sala fixei círculos azuis simbolizando bolhas de água, e acrescentei nosso mar e peixinhos a este cenário maravilhoso!

Então nossos pequenos foram convidados, agora coletivamente a explorar o mar, e assim finalizamos a releitura da Obra Menina e Peixes de Romero Britto, e todos adoraram a experiência!

E eu fiquei imensamente orgulhosa do trabalho que pude realizar com o auxilio de minha dedicada equipe!

Acompanhem as fotos!

Professora Virginia

































Nenhum comentário

Voltar para o Topo