Quem são os legumes e as verduras? Jardim 1B


A alimentação das nossas crianças é motivo de preocupação, e a escola sendo um espaço privilegiado para a promoção da saúde desempenha um papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilos de vida entre eles o da alimentação. Questionamos nossas crianças “Quem são os legumes e as verduras?” Qual a diferença entre eles? Quem come verdura em casa? Quais legumes vocês conhecem?
Por meio de atividades bem divertidas os alunos estão descobrindo que os legumes e as verduras fazem parte do grupo das hortaliças, são folhas e raízes fontes de vitaminas, minerais e fibras, muito importantes para um bom desenvolvimento físico do nosso corpo. São denominados legumes quando as partes comestíveis são frutos, sementes ou raízes que se desenvolvem na terra como, abóbora, batata, cenoura, beterraba entre outros. Já as verduras quando as partes comestíveis são folhas e hastes como, espinafre, alface, brócolis.
Junto com nossos questionamentos, observamos que grande parte das nossas crianças não conhece ou não tem as verduras e legumes como alimento diário em suas refeições, resultado de um mercado que oferece uma enorme quantidade de produtos alimentícios que, através da mídia, invadem as nossas casas e tornam nossos hábitos alimentares bastante inadequados.
Deste modo, nossa proposta é promover uma integração de ações no espaço escolar, por meio de atividades educativas onde os alunos possam descobrir quem são as verduras e legumes e como elas chegam a nossa mesa, como são plantadas e cultivadas, estimulando dessa forma a curiosidade e o hábito em se alimentar com essas hortaliças tão importantes para o completo desenvolvimento físico que nossos alunos tanto necessitam.

 Professora Nathalye







Nenhum comentário

Voltar para o Topo