Um olhar Criativo na Obra "Igualdade" de Guersoni no Jardim 2 da tarde


Obra na Pinacoteca do Estado de São Paulo

"Assim como existem diversas interpretações de uma obra de arte, existem diversas possibilidades de releituras dessa obra. Uma boa releitura irá depender de uma boa compreensão na leitura da obra. Reler uma obra é totalmente diferente de apenas reproduzi-la, pois é preciso interpretar bem aquilo que se vê e exercitar a criatividade. Ao recriar uma obra não é necessário empregar a mesma técnica usada pelo artista na obra original. Na releitura de uma pintura podemos utilizar outras formas de expressão artística como o desenho, a escultura, a fotografia ou a colagem. O mais importante é criar algo novo que mantém um elo com a fonte que serviu de inspiração”.*


Vendo isso, para trabalhar as releituras de Odetto Guersoni na sala do jardim 2, possibilitei que os alunos explorassem as expressões artísticas, usando a criatividade e imaginação. No momento da roda apreciamos a obra “Igualdade” de Guersoni, chamando a atenção dos alunos a estrutura corporal das pessoas que estavam nela, nas obras, percebemos que só existia o contorno do corpo, então surgiu a ideia de contornar o corpo de cada aluno e para isso, usamos papel craft e giz de cera. Depois de contornar o corpo de todos, propus que cada um desenhasse suas características como cabelo, roupa, olhos, orelhas, boca, etc. A criatividade foi o destaque desta releitura, todos capricharam em seus desenhos, e finalizaram a atividade expondo uma ao lado da outro por toda a sala. Todos ficaram orgulhosos de suas produções!!


*Fonte: http://coresematizes.wordpress.com/2009/07/16/o-que-e-releitura/

Saiba mais sobre Odetto Guersoni: http://www.al.sp.gov.br/noticia/?id=260884

Jardim 2 A  Tarde - Professora Michele



















































Nenhum comentário

Voltar para o Topo