Trabalhando Poesia no Mini Maternal



A poesia é o texto escrito ou falado, que apresenta ritmos e rimas. É um tipo de texto que atrai muito as crianças, pois os criados para as mesmas, apresentam um caráter lúdico que ajudam na elaboração e orientação didática da sala de aula. Normalmente, as poesias promovem o apreço pela leitura e o interesse pelos textos escritos. Ela mexe com o imaginário da criança, levando-a a expressar desejos, sentimentos, descobrindo que se pode brincar com as palavras.


Nas poesias de Vinícius de Morais, mais especificamente, na obra A Arca de Noé, os textos são engraçados e retratam a simplicidade da vida dos animais.
Na sala do Mini maternal da unidade 1 trabalhamos a poesia “O Pato” de Vinicius de Moraes e utilizamos recursos didáticos como aparelho de som, para tocar o referido CD da obra, máquina fotográfica para registrar os melhores momentos, além de objetos (patos de pelúcia) que remetessem ao que a letra da poesia/musica se referia. Ao final, confeccionamos um lindo pato grande com papel kraft e enchemos com revista amassada.



"Lá vem o Pato
Pata aqui, pata acolá
Lá vem o Pato
Para ver o que é que há...(2x)

O Pato pateta
Pintou o caneco
Surrou a galinha
Bateu no marreco
Pulou do poleiro
No pé do cavalo
Levou um coice
Criou um galo..."



Ao final do trabalho, mobilizamos o grupo de o quanto é gostoso uma leitura ritmada e com rimas, com este trabalho desenvolvemos a capacidade auditiva dos alunos, além de ter acrescido contato com figuras e textos que desenvolvem competência e habilidades linguísticas específicas.



(...) Na medida em que a criança interage e dialoga com os membros mais maduros de sua cultura, aprende a usar a linguagem como instrumento do pensamento e como meio de comunicação. Nesse momento o pensamento e a linguagem se associam, consequentemente o pensamento torna-se verbal e a fala racional.(...) (Vygotsky - uma perspectiva histórico-cultural da educação, 2004, p.63,64,65)
























Nenhum comentário

Voltar para o Topo