Trabalhando Geometria no Jardim 1 B Manhã


O pensamento geométrico compreende as relações e representações espaciais que as crianças desenvolvem, desde muito pequenas, inicialmente, pela exploração sensorial dos objetos, das ações e deslocamentos que realizam no meio ambiente, da resolução de problemas.


Nas atividades relacionadas à geometria, as professoras apresentam  e desenvolvem situações significativas, dinâmicas e estruturadas, para que as crianças adquiram cada vez mais, maior controle sobre suas ações e possam resolver problemas de natureza espacial e potencializar o desenvolvimento do seu pensamento geométrico.

Considerando que as crianças aprendem através de suas experiências, com a estruturação do espaço, a professora proporcionou um ambiente desafiador onde as crianças tiveram que observar as formas geométricas desenhadas no chão e se deslocarem para dentro delas, cada vez que era solicitado. Além da atenção, observação e deslocamento, as crianças tinham que conhecer o nome dessas formas, no qual foi trabalhado desde o início do ano com jogos e brincadeiras (ex. classificação dos blocos lógicos), pois é importante as crianças terem um modelo teórico para se construir seu conhecimento, algo que seja do seu cotidiano.


A atividade foi divertida e prazerosa, todos participaram animados, as crianças se mostraram muito atentas e interessadas e finalizaram essa atividade registrando a brincadeira com recortes e colagens das formas geométricas trabalhadas, foi possível perceber o quanto aprenderam.
































Nenhum comentário

Voltar para o Topo