Jardim 2 Manhã faz releitura da obra de M.C.Escher


M.C Escher (Maurits Cornelis Escher)  é um dos mais conhecidos e celebrados artistas gráficos modernos. Além do trabalho como artista gráfico, ele desenvolveu livros ilustrados, tapeçarias, selos postais e murais.



"Entre toda a espécie de objectos encontra-se um caderno de desenho, aberto, no qual se vê um desenho: um mosaico de figuras em forma de répteis num contraste de três cores. Um dos bichos parece, sem dúvida, estar farto de ficar ali, plano e hirto entre os seus companheiros. Então, estende uma perna, em relevo, para além da margem do caderno, continua a libertar-se e expõe-se à vida livre. Trepa pela capa dum livro de zoologia e esforça-se na subida escorregadia dum esquadro, até ao ponto alto da sua existência. Um curto repouso, cansado mas satisfeito, e então de novo desce sobre um cinzeiro, de volta à superfície, ao papel de desenho plano, onde, obediente, se vai juntar aos seus antigos companheiros e retoma a sua função como elemento de distribuição duma superfície."
(Escher, 1994, p.11)

Durante o período em que esteve em atividade, Escher fez 448 litografias, xilogravuras e gravuras em madeira, além de mais de 2000 desenhos e esboços. Seu trabalho lida com a arquitetura, a perspectiva e os espaços impossíveis, continuando ainda hoje, a surpreender e admirar milhões de pessoas em todo o mundo. Em seu trabalho, reconhecemos uma minuciosa observação do mundo que nos rodeia e as expressões de suas próprias fantasias.

Escher mostra-nos que a realidade é maravilhosa, compreensível e fascinante e por ser uma forma de arte bem diferente, trabalhamos o artista com os alunos do Jardim 2 A. As obras apesar de terem uma beleza peculiar, não visam à importância da beleza estética, mas traz às crianças, a reflexão da capacidade de produzir e criar segundo suas habilidades e seu olhar de mundo.  Na obra utilizada para apreciação (RÉPTEIS), as crianças adoraram ter o contato com os répteis de E.V.A, manipulando cada peça e montando o quebra cabeça da obra de Escher. Confeccionando depois, um mural com vários répteis coloridos também!





























Nenhum comentário

Voltar para o Topo