Folclore no Pré


O mundo do folclore é um mundo encantado, cheio de personagens estranhos que transportam a criança aos páramos da fantasia e aumentando-lhe o poder da imaginação.


Saci Pererê, Curupira, Sereia Iara, Boto Cor de Rosa e Mula sem cabeça são uns dos personagens do nosso Folclore Brasileiro onde inclui mitos, lendas, contos populares, ritos e cerimônias religiosos e sociais, brincadeiras, adivinhações, encantamentos, danças, cantorias, desafios, saudações, despedidas, trava-línguas, festas, encenações, a gestualidade associada à intercomunicação oral, artesanato, canções de ninar e roda, e até mesmo maneiras de criar, chamar e dar comandos aos animais, entre outras coisas mais."Folclore é o conjunto de coisas que o povo sabe, sem saber quem ensinou." (Marcelo Xavier).



O desenvolvimento de atividades pedagógicas em torno do folclore é uma importante contribuição na formação do espírito de cidadania e de nacionalidade da criança. Ao mesmo tempo em que passa a se perceber como ser universal, cidadão do mundo, necessita conhecer suas raízes, identificando-se com seu grupo social: sua linguagem, sua história e a de sua comunidade. Com isso na semana do Folclore, as crianças do Pré desenvolveram algumas atividades folclórica, aprenderam a construir e brincar com petecas e cada aluno confeccionou seu próprio livrinho de lendas que ficou uma graça.










Nenhum comentário

Voltar para o Topo