Jardim 1 e os números



Desde muito pequenas, as crianças participam de uma série de situações que envolvem números, relações entre quantidades e noção de espaço, devido as necessidades práticas da vida diária. Na educação Infantil é possível trabalhar estes conceitos de maneira a instrumentalizar os alunos para que
descubram o que significam, como funcionam os números e o que é possível operar com eles, avançando cada vez mais em suas hipóteses sobre esse sistema de representação.

Perguntas simples como: “Quantas meninas e meninos vieram hoje? Quem faltou? Que cores vamos usar nesta atividade? Ajudam as crianças a ampliarem os conhecimentos matemáticos e usarem a matemática em seu meio social.

O trabalho com números em nossa escola aparece desde a sala dos mais pequenos, através de atividades temporais, tais como, que dia é hoje? Quantos dias faltam para o dia do brinquedo? Entre outras.

A sala do Jardim 1, já utiliza questões matemáticas em vários contextos, e agora, já trabalham a diferenciação de letras e números, através de atividades mais sistematizadas, mas bastante lúdicas.

Em uma destas atividades, os alunos tinham que encontrar o par igual ao número da cartela gigante confeccionada pela professora. Esta atividade, demandou das crianças conceitos de diferenciação, seriação e ordenação.

Durante a atividade, sentamos em roda e cada um teve sua vez para encontrar o número e fazer a relação entre eles. No decorrer da proposta, além do trabalho com os numerais, questões de companheirismo, respeito a vez do colega e concentração também são trabalhados com resultados bem
satisfatórios.














Um comentário

  1. Ahhhhhhh!!! Tem que colocar as fotos de todas as salinhas de
    Jd. 1... Bjs

    ResponderExcluir

Voltar para o Topo