Aldemir Martins e a importância da arte na Educação Infantil


Trabalhar com arte tem conteúdo próprio que podem ser apreendidos pelas crianças de qualquer idade. Desta forma, as crianças da nossa escola já recebem este estímulo desde  muito pequenas. Os alunos podem ser estimulados nos aspectos imaginativos, perceptivos, intuitivos e cognitivos a fim de desenvolver competências criativas.


É no fazer artístico que os alunos desenvolvem a imaginação criadora, sua expressão, sua sensibilidade e sua capacidade estética. A apreciação de imagens se dá a partir de perguntas que instigam a imaginação, a observação e o interesse das crianças por diversas imagens. O que nos leva, em nossa escola a,  apresentar diversas obras de arte aos alunos, aumentando o repertório visual deles e a diversidade de obras em estilos variados.


Em atividades deste tipo, trabalhamos a educação para o olhar, educação que possibilita refletir sobre a obra, sua relação com o cotidiano, quem fez a obra e como fez. Este processo se chama "Fruição".


Para isso acontecer, as professoras da escola escolhem o maior diversidade possível de artistas e obras, que sejam significativas para as crianças e através delas, instigam o olhar das crianças para o que vivem e sobre como acham que a mesma foi criada e construída.


Na obra utilizada para apreciação: "Paisagem" de Aldemir Martins, os alunos do Jardim 1 A da tarde  refletiram sobre a obra e a relacionaram com a praia que já conhecem e gostam bastante. Durante a apreciação da obra eles falavam, "eu já fui lá", "eu gosto da o praia", "eu viajei para a praia"... Estas reflexões levam as crianças a trabalharem  a estética utilizada pelo artista, além de ser, um ótimo recurso de ampliação de vocabulário.

(professora Andreza e Coordenadora Pedagógica Márcia Sudário)
















Nenhum comentário

Voltar para o Topo