Brincadeiras no Espelho - Maternal D

 Quem sou eu? Como sou? As respostas a essas questões são fundamentais para a construção da personalidade. Cedo a criança começa a se entender como sujeito e adquirir consciência corporal para se desenvolver e se organizar no espaço e saber se posicionar e se diferenciar do outro. 


Durante o primeiro ano de vida, os pequenos percebem que são seres independentes da mãe. Há uma fase de exploração das mãos e, depois, a fascinação com o próprio reflexo. Começa então a autodescoberta, numa exploração sensorial relacionada ao desenvolvimento psicológico, essencial para que o indivíduo se perceba como alguém autônomo e com domínio de si.


De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil - formação pessoal e social - volume 2, "o espelho é um importante instrumento para a construção da identidade. Por meio das brincadeiras que faz em frente a ele, a criança começa a reconhecer sua imagem e as características físicas que integram a sua pessoa. O trabalho com espelho é maravilhoso porque ajuda a criança a perceber que ela tem um corpo que ocupa um espaço único e que ela não pode ocupar o espaço do outro.

Pensando na importância de desenvolver a construção da identidade a  turminha do maternal B adorou ficar em frente ao espelho!! Cantaram, dançaram, fizeram caretas e se divertiram muito!  As crianças identificaram as partes do próprio corpo e do corpo dos amiguinhos também! 
















Nenhum comentário

Voltar para o Topo